Informações

Escada Marinheiro ou Escada Fixa Vertical é um equipamento permanente de acesso, utilizado em situações onde não é possível o acesso por meios convencionais como rampas, escadas de degraus ou elevadores.

Fabricada em aço carbono e galvanizada a fogo, tem uma estrutura robusta, e dimensões definidas criteriosamente para atender a todos os requisitos das normas NR-12 e NR-18 oferecendo maior mobilidade e segurança para o usuário.

Para facilitar o transporte, movimentação e instalação, fabricamos nossa Escada Marinheiro em módulos variando entre 1,50 m e 4,20 m que são unidos entre si através de emendas parafusadas. Os arcos, barras verticais e alçapão que compõem a gaiola de proteção também são parafusados à estrutura principal. Utilizamos parafusos, porcas e arruelas em Aço Inox 304 para aumentar a vida útil do equipamento.

Conforme as normas NR-12 e NR-18 a Escada Marinheiro pode ser de lance único para alturas de até 10,0 m ou, para alturas maiores, múltiplos lances de até 6,0 m cada com Plataformas de Descanso entre eles. Nossa Plataforma de Descanso possui guarda corpo de 1,20 m e piso antiderrapante em alumínio.

Conforme exigência da NR-18, é obrigatória a utilização de SPIQ – Sistema de Proteção Individual Contra Quedas (Linha de Vida Vertical) em escadas tipo fixa vertical com altura superior a 2,0 m.

Para evitar a utilização de suportes fixos aos degraus da escada, que atrapalham o deslocamento do usuário, projetamos nossa Escada Marinheiro com um suporte na extremidade superior e outro na inserior que possibilitam a instalação de um Dispositivo de Ancoragem Tipo A1 (recomendamos a Ancoragem Delta APP – 60 mm) para instalação da Linha de Vida Vertical.

  • Material: Aço carbono 1010/1020
  • Carga de trabalho: 150 kgf
  • Prolongamento superior dos montantes: 1.200 mm
  • Gaiola de proteção a partir dos 2,00 m de altura (exigência da NR-12)
  • Alçapão de entrada com abertura lateral (esquerda ou direita)
  • Altura do primeiro degrau: 200 ~ 400 mm
  • Distância entre degraus: 300 mm
  • Largura dos degraus: 535 mm
  • Diâmetro dos degraus: 1 1/4″ (31,75 mm)
  • Diâmetro do arco: 720 mm
  • Acabamento: Galvanizado a fogo
  • Parafusos de fixação da gaiola e emenda: Inox 304
  • Fixação: Prisioneiro / Chumbador Mecânico / Fixação Passante UNC 3/8″ Inox 304
  • Garantia: 5 anos

100% em conformidade com a norma NR-18 e NR-12

• Acesso a Tanques e Reservatórios
• Acesso a Coberturas de Galpões
• Acesso a Plataforma de Trabalho
• Acesso a Lajes e Telhados

GALERIA DE IMAGENS

Informações Importantes Sobre Escada Marinheiro

É provável que você não conheça a Escada Marinheiro pelo nome, mas certamente já viu, ou talvez já tenha até subido em uma. Ela é aquela escada que vemos com frequência em caixas d’água, torres de energia ou em locais semelhantes. Seu nome técnico é Escada Fixa Vertical.

Esse tipo de escada se destaca pelo fato de ser mais simples e ocupar um espaço bem menor do que outros tipos. No entanto, para se ter uma escada que o acesso através de uma Escada Marinheiro seja feito com segurança, há uma série de condições que devem ser observadas.

Estas condições estão dispostas nas Normas Regulamentadoras NR-12 e NR-18 que estabelecem limites dimensionais, especificação de materiais, entre outras. 

Saiba tudo sobre a Escada Marinheiro e conheça ainda o que dizem as normas NR-12 e NR-18.

Acompanhe!

Quando a Escada Marinheiro é Usadada?

A Escada Marinheiro, é normalmente utilizada em locais de acesso restrito, quando não é possível se acessar por meios convencionais como elevadores, rampas, passarelas, plataformas ou escadas de degraus. Por isso a vemos com frequência em telhados, lajes, coberturas, caixa d’água, outdoors e outras estruturas.

Ela tem como características estar fixada em parede ou estrutura metálica, ter grande resistência e possuir um guarda-corpo conhecido como “gaiola”.

A Escada Marinheiro é menor que as escadas convencionais o que a torna um tanto desconfortável. Por isso, ela deve ser acessada apenas por pessoas capacitados para o seu uso. Não se engane, subir em uma Escada Marinheiro pode ser perigoso, já que se requer força nas mãos e nos braços para segurar o corpo enquanto o pé sobe para o próximo degrau.

Imagine que, por exemplo, uma área em volta de uma caixa d´água que frequentemente vai precisar de manutenção. Este local terá umidade e o responsável por reparos pode sofrer uma queda após escorregar. É por isso que ao se subir em uma Escada Marinheiro deve-se utilizar equipamentos de proteção para evitar acidentes.

Apesar  do risco existente durante a sua utilização, quando se coloca em prática as exigências normativas este tipo de escada se destaca pela segurança. Vamos saber mais sobre isso!

Como é a escada marinheiro?

A estrutura de uma Escada Marinheiro é relativamente simples, no entanto  é necessário observar diversos detalhes para que ela proporcione a maior segurança possível.

Sua inclinação deve ter de 75 a 90 graus em relação ao plano horizontal e ela deve er fixada no máximo a cada três metros. São três equipamentos de segurança obrigatórios:

  • Guarda corpo – A “gaiola” é composta por anéis ou aros e tiras verticais, formando uma grade circular em volta da escada. Sua função é servir de apoio em caso de um escorregão, evitando a queda. A instalação do guarda corpo deve ser feita a partir do segundo metro até o topo da escada.
  • Linha de vida – Outro equipamento importantíssimo de proteção contra quedas em escadas tipo marinheiro é a Linha de Vida Vertical. Ela é basicamente um sistema de cabo de aço interligado a pontos de ancoragens fixos na base e no topo da escada ou da edificação. A interligação do usuário à esta Linha de Vida é feita através de um Trava Quedas para cabo de aço.
  • Plataformas – Uma Escada Marinheiro com altura superior a 10 metros deve ter subdivisões que criam novos lances de escada. Entre cada lance usa-se plataformas para descanso.. Estes lances não devem exceder 6 metros. As plataformas servem também para interromper uma eventual queda, reduzindo bastante o risco de mortes.
O que diz a NR-12?

A Norma Regulamentadora 12, ou simplesmente NR-12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador e as escadas do tipo marinheiro estão entre estes equipamentos.

Segundo a NR-12, as escadas fixas do Escada Marinheiro devem obrigatoriamente ter:

  • dimensão, construção e fixação seguras e resistentes, de forma a suportar os esforços solicitantes;
  • constituição de materiais ou revestimentos resistentes a intempéries e corrosão, caso estejam expostas em ambiente externo ou corrosivo;
  • gaiolas de proteção, caso possuam altura superior a 3,50 m (três metros e meio), instaladas a partir de 2,0 m (dois metros) do piso, ultrapassando a plataforma de descanso ou o piso superior em pelo menos de 1,10 m (um metro e dez centímetros) a 1,20 m (um metro e vinte centímetros);
  • corrimão ou continuação dos montantes da escada ultrapassando a plataforma de descanso ou o piso superior de 1,10 m (um metro e dez centímetros) a 1,20 m (um metro e vinte centímetros);
  • largura de 0,40 m (quarenta centímetros) a 0,60 m (sessenta centímetros);
  • altura total máxima de 10,00 m (dez metros), se for de um único lance;
  • altura máxima de 6,00 m (seis metros) entre duas plataformas de descanso, se for de múltiplos lances, construídas em lances consecutivos com eixos paralelos, distanciados no mínimo em 0,70 m (setenta centímetros);
  • espaçamento entre barras de 0,25 m (vinte e cinco centímetros) a 0,30 m (trinta centímetros);
  • espaçamento entre o piso da máquina ou da edificação e a primeira barra não superior a 0,55 m (cinquenta e cinco centímetros);
  • distância em relação à estrutura em que é fixada de, no mínimo, 0,15 m (quinze centímetros);
  • barras de 0,025m (vinte e cinco milímetros) a 0,038 m (trinta e oito milímetros) de diâmetro ou espessura;
  • barras com superfícies, formas ou ranhuras a fim de prevenir deslizamentos.

A NR-12 prevê ainda que as gaiolas de proteção das Escadas Marinheiro devem possuir:

  • diâmetro de 0,65m (sessenta e cinco centímetros) a 0,80 m (oitenta centímetros);
  • espaçamento máximo de 0,30 m (trinta centímetros) entre barras verticais com distância máxima de 1,50 m (um metro e cinquenta centímetros) entre
    arcos, ou vãos entre arcos de, no máximo, 0,30 m (trinta centímetros), dotadas de barra
    vertical de sustentação dos arcos.

Para acessar essa e outras normas na íntegra clique aqui.

Vistorias são necessárias

A escada Marinheiro deve estar em ótimo estado de conservação para garantir a segurança de quem vai utilizá-la. . Por isso é recomendado realizar vistorias periódicas no equipamento.

Essa vistoria deve ser feita por técnicos muito bem qualificados que possam compreender e apontar possíveis reparos a serem feitos. A estabilidade e a solidez da fixação, por exemplo, é um dos pontos que precisam ser vistoriados com frequência.

Evitar acidentes é uma responsabilidade enorme e por isso deve sempre ser feita por quem realmente entende do assunto.

Quando falamos sobre segurança não há espaço para amadorismo. Procure empresa que tenham experiência no ramo e minimize os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos no dia a dia.

Ainda tem dúvidas? Veja outros artigos no blog e entre em contato conosco!

O que diz a NR-18?

Texto NR-18

Vistorias são necessárias

A escada Marinheiro deve estar em ótimo estado de conservação para garantir a segurança de quem vai utilizá-la. Por isso é recomendado realizar vistorias periódicas no equipamento.

Essa vistoria deve ser feita por técnicos muito bem qualificados que possam compreender e apontar possíveis reparos a serem feitos. A estabilidade e a solidez da fixação, por exemplo, é um dos pontos que precisam ser vistoriados com frequência.

Evitar acidentes é uma responsabilidade enorme e por isso deve sempre ser feita por quem realmente entende do assunto e quando falamos sobre segurança não há espaço para amadorismo. Procure empresas que tenham experiência no ramo e minimize os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos no dia a dia.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco!